Tendinite do Punho
A Tendinite do punho contrariamente ao entorse que corresponde a uma lesão ligamentar aguda, a tendinite desenvolve-se pelo uso excessivo ou movimentos repetitivos, com consequente inflamação dos tendões que integram a articulação do punho, o que provoca dor e desconforto na região do punho.
Patologias mais frequentes
na Mão e Punho
Sintomas
Dor no punho que pode se estender para o antebraço. Pode também ocorrer sensibilidade ao toque, inchaço localizado e dificuldade em mover o punho.
Fatores de Risco
Atividades que envolvem movimentos repetitivos do punho ou postura inadequada durante as mesmas: escrever no computador por longos períodos de tempo, usar ferramentas manuais que envolvam a utilização do punho ou praticar desportos como os de raquete; Lesões anteriores do punho; Algumas condições médicas subjacentes, como artrite.
Fatores Protetores
Prática de técnicas adequadas de ergonomia ao trabalhar ou realizar atividades que exigem movimentos do punho, tais como: uso de apoio para o punho seja para teclado ou rato de computador; pausas regulares para descanso e alongamentos; e evitar movimentos repetitivos excessivos.
Tratamento
Geralmente envolve uma combinação de repouso, aplicação de gelo local para reduzir a dor e a inflamação, bem como o uso de ortóteses para imobilizar e/ou “reforçar” o punho, o que irá reduzir o movimento das estruturas do punho e permitir a recuperação dos tendões. Deverá também ser enquadrada a execução de exercícios específicos para fortalecer os músculos e tendões do punho. Em casos mais graves ou persistentes, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.
Informação: Todas as informações aqui constantes são um mero resumo para uma compreensão geral das patologias, destacando a sua definição, sintomas, fatores de risco, medidas protetoras e opções de tratamento.
Consultar um profissional de saúde especializado é fundamental para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.