Entorse do Tornozelo

O entorse do tornozelo é uma lesão comum e ocorre quando os ligamentos que conectam os ossos do pé são esticados ou rasgados, geralmente devido a movimentos bruscos ou torções, com movimentos que levam o pé a uma posição inadequada.

Sintomas

Dor aguda geralmente ocorre durante o momento da lesão; Edema (inchaço) e Hematoma podem surgir na sequência da resposta inflamatória; Dificuldade em sustentar o peso/ caminhar ou ficar de pé.

Graus de Entorse: Grau I – Estiramento leve dos ligamentos; Grau II – Ruptura parcial dos ligamentos; Grau III – Ruptura completa dos ligamentos.

Fatores de Risco

Histórico de entorses prévios aumenta a predisposição a lesões futuras; Atividades de alto risco como desportos que envolvem mudanças rápidas de direção; Caminhar ou correr em terrenos instáveis / superfícies irregulares.

Fatores Protetores

Exercícios para fortalecer os músculos ao redor do tornozelo; Execução correta de movimentos e atividades físicas; Uso de calçados adequados e ortóteses.

Tratamento

R.I.C.E.: Repouso, Gelo, Compressão e Elevação para controlo inicial dos sintomas.

Exercícios para fortalecimento, reabilitação e melhoria da estabilidade; Imobilização temporária, especialmente em lesões mais graves; A cirurgia raramente é necessária, estando reservada para casos graves com lesões ligamentares extensas.

Informação: Todas as informações aqui constantes são um mero resumo para uma compreensão geral das patologias, destacando a sua definição, sintomas, fatores de risco, medidas protetoras e opções de tratamento.

Consultar um profissional de saúde especializado é fundamental para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.

Suporte e proteção para o Entorse do Tornozelo

Conheça todas as ortóteses para o Entorse do Tornozelo

plugins premium WordPress