Rotura dos Gémeos

A rotura dos gémeos, também conhecida como rotura dos gastrocnemius, é uma condição dolorosa que envolve a ruptura nas fibras musculares dos músculos gémeos, localizados na parte posterior da perna, abaixo do joelho. Pode ocorrer por movimentos bruscos ou excessivos, como sprints repentinos ou saltos.

Sintomas

Dor aguda, geralmente sentida na parte inferior da perna; Podem surgir edema (inchaço) e hematoma devido à lesão nos tecidos; Dificuldade em apoiar o peso/ ficar na ponta dos pés.

Fatores de Risco

Atletas e Desportistas especialmente aqueles envolvidos em atividades que exigem corridas rápidas; O risco aumenta com a idade; Aquecimento adequado antes de atividades físicas intensas; Predisposição a lesões devido à anatomia individual.

Fatores Protetores

Aquecimento adequado; Exercícios para fortalecer os músculos da face posterior da perna; Melhoria da flexibilidade muscular com alongamentos.

Tratamento

R.I.C.E.: Repouso, Gelo, Compressão e Elevação para controlo inicial dos sintomas; Exercícios de reabilitação e fortalecimento; Imobilização temporária com uso de talas ou órteses em casos graves; Retorno gradual às atividades após a recuperação, evitando esforço excessivo.

Informação: Todas as informações aqui constantes são um mero resumo para uma compreensão geral das patologias, destacando a sua definição, sintomas, fatores de risco, medidas protetoras e opções de tratamento.

Consultar um profissional de saúde especializado é fundamental para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.

Suporte e proteção para a Rotura dos Gémeos

Conheça todas as ortóteses para a Rotura dos Gémeos

plugins premium WordPress